' ... há mais coisas entre o céu e a terra, do que supõe nossa vã filosofia ... '

Willian Shakespeare

DICAS


Sementes de Chia 
Chia em Sementes
A chia (Salvia hispanica L.) é uma pequena semente de forma oval (2 mm de comprimento) e é um super-alimento antiquíssimo de cor acastanhada clara e oriunda da Colômbia e México, onde a sua composição especial e as suas propriedades benéficas para a condição física foram detectadas já há centenas de anos. Durante séculos as sementes nutritivas da chia formaram o alimento base dos Índios indígenas do sudoeste da América.
     Chia é a palavra Maia para designar força. As sementes eram utilizadas por estas culturas como alimento de mega-energia. Os mexicanos costumam dizer que uma colher das sementes é o suficiente para sustentar uma pessoa por 24 horas. E isto tudo porque elas possuem cinco vezes mais cálcio que o leite, duas vezes mais potássio que as bananas, três vezes mais anti-oxidantes que as famosas uvas-do-monte, três vezes mais ferro que o espinafre. São uma fonte de proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos essenciais de que precisamos. São também mais ricas em fibras do que a aveia e contêm mais ómega 3 que a linhaça.
     Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica é momentaneamente redescoberta pelos nutricionistas e está ganhando rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Atualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.
A composição da chia pode ser comparada com a de outras sementes mucilaginosas como a linhaça e o psílio. Ao contrário da linhaça, a chia não contém factores anti-nutricionais, factores que no caso da linhaça limitam a sua utilização sem tratamento de calor preliminar. Factores anti-nutricionais são os glicósidos cianogénicos ou linatina, que são antagonistas da vitamina B6, o que na realidade quer dizer que impedem a vitamina B6 de actuar no metabolismo. Além disso, a chia tem um sabor muito mais agradável do que a linhaça de tal modo que os pássaros a ingerem com mais apetite.
     A chia contém não menos do que 23 % de ácidos gordos poli insaturados, dos quais 18 % sob forma de ácido linoleico. Com isso é a semente com o mais alto teor de ácidos gordos ómega-3 no mundo vegetal. Os ácidos gordos omega-3 são ácidos gordos absolutamente indispensáveis para o Homem e para os animais; entre outros aumentam a resistência contra doenças e têm propriedades anti inflamatórias. Além disso o óleo da chia é rico em antioxidantes naturais (e.o. ácido clorogénico e ácido cafeico). Assim, o óleo da chia tem uma forte atividade antioxidante e impede a oxidação das gorduras (= ranço). Isto explica a razão pela qual os ácidos gordos omega-3 administrados através da chia são extremamente estáveis e podem ser conservados durante muito tempo, contrastando com o que se passa com a maior parte das outras fontes de ómega-3.
      A chia pertence, exatamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Quando se coloca um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.
      A chia é também uma boa fonte de proteínas de alta qualidade com um excelente padrão de aminoácidos. Também é rica em minerais (e.o. 0,65 % de cálcio, um valor muito mais alto do que na maior parte das outras sementes).

A semente da Chia comparada a um Grão de Feijão
Quem pode consumir Chia?
A Chia é para todas as idades; desde bebes (em idade de comer alimentos sólidos), até idosos.
Podem consumir mulheres grávidas, diabéticos e atletas de alto rendimento.
A semente de Chia é livre de glúten, baixo teor em sódio e não existe evidência de alergia a este alimento.

A Chia favorece a redução de níveis de colesterol?
Cada um de nós responde de maneira diferente aos tratamentos. Fisiologicamente todos somos diferentes. Nem mesmo os médicos podem assegurar o efeito que causará um alimento ou medicamento em um individuo em particular. Entretanto, estudos com pacientes com colesterol e triglicerídeos altos, demonstraram que depois de uns três meses de consumir Chia (20 a 25 gramas diariamente), os níveis sanguíneos de colesterol LDL ou “ruim” e de triglicerídeos reduziram sensivelmente, até níveis normais, em torno de um 30%.

Posso perder peso com a Chia?
A Chia é um grande aliado nas dietas para perder peso, sem perder massa muscular, por sua alta concentração de proteínas de fácil absorção.
Devido a que a Chia absorve 12 vezes seu peso em água formando um gel ou gelatina, seu consumo produz uma sensação de saciedade por mais de 5 horas, reduzindo os desejos.
Os efeitos super hidratantes da Chia (derivados da mencionada absorção e criação do gel), fazem mais lenta a conversão dos carboidratos em açucares (muito benéfico para pessoas com diabetes).
Adicionalmente, a Chia é um alimento que contém muita fibra, incluindo uma alta porcentagem de fibra dietética (60% mais que o farelo), o qual ajuda também em dietas para perder peso.
Também dá um grande poder energizante (energia), útil para o exercício físico.
Uma colher de sopa de Chia contém ao redor de 80 calorias. Por exemplo, se consome uma colher de Chia com uma xícara de mamão e um iogurte sem açúcar, estará consumindo uma media de 195 calorias; um café da manha com baixa caloria e bem balanceado – com alta concentração de fibra dietética, vitaminas B1, B2 e B3, minerais e antioxidantes.

As sementes de Chía são orgânicas?
Não. Entretanto, as sementes são cultivadas sem pesticida nem substancias químicas, pelo que se poderia dizer que são semi-orgánicas.
Os processos utilizados para a colheita e limpeza são de primeira qualidade, e se fazem a base de movimentos de ar e peneiras para a limpeza de resíduos como a palha, etc.

A proteína da Chia é livre de glúten?
Sim, a diferença da maioria dos grãos, as sementes de Chia são naturalmente livres de glúten.

Semente da Chia hidratada onde já se nota a presença do gel
Quanta Chia devo comer?
A Chia não é um suplemento senão um alimento, pelo que não existe uma dose específica como referencia nutriente. A quantidade que você consuma variará dependendo de suas necessidades e os fins para os que a utiliza – quer dizer, para reduzir o colesterol, para obter energia, como fonte de proteína e aminoácidos, antioxidantes, Omega 3, minerais, etc.

Contudo sugerimos:

Boa saúde: 1 colher ao dia (5 gramas) com água. 5 gramas ao dia darão a uma pessoa que já faz uma dieta saudável, o Omega -3 necessário e um bom equilíbrio energético.

Reforço saudável: 2 a 5 colheres ao dia (10 a 25 gramas) com água. 10 a 25 gramas por dia ajudarão a reduzir os níveis de colesterol e as dores causadas por inflamação e também uma contribuição energética e protéicas suficiente para idosos e atletas de alto rendimento.
Semente da Chia batida com Leite de Amêndoas e Morangos
Qual é a diferença entre Omega-3 em óleos de peixe e o das sementes de Chia?
A Chia tem o mais alto conteúdo natural de Omega 3: oito vezes mais que o salmão e maior a de qualquer peixe, algas marinhas, plantas e sementes, incluindo a linhaça, com a grande vantagem de que ao conter antioxidantes naturais, pode preservar-se por um tempo muito maior (até 5 anos) e não provoca o “característico” cheiro a peixe.
A Chia contem menor quantidade de sódio que outras fontes de Omega 3 proveniente de peixes (237 vezes menos sódio que o atum e 78 vezes menos que o salmão).
É um produto sustentável e ecológico. O alto conteúdo de óleos essenciais das folhas da Chia atuam como extremadamente potente repelente de insetos, evitando a necessidade de usar químicos (nocivos para o meio ambiente) para proteger o cultivo.
O uso da Chia como fonte de ácidos graxos Omega 3 previne a depredação de abastecimentos naturais de peixes e elimina a acumulação de toxinas como a dioxina e o mercúrio que se acumulam no peixe.

Qual a diferença entre linhaça e Chia como fonte de Omega 3?
A Chia tem uma maior concentração de Omega 3 que a linhaça. É importante considerar que ao contrario da linhaça, a Chia não contém substâncias antagônicas a vitamina B6. Especialistas questionam o consumo da linhaça, enquanto que afirmam que tais efeitos antagônicos - os quais inibem drasticamente os níveis da vitamina B6 no corpo, cardio - coronárias se associam com riscos de doenças fatais e apoplexia.

Sementes de Chia batida com Leite de Amêndoas, Banana e Chocolate em pó

A Chia é um produto milagroso?
Não, pode parecer que por suas extraordinárias propriedades, a Chia é um produto milagroso, no entanto a Chia é um milagre da natureza. Por sua carteira nutriente é considerado um dos alimentos mais equilibrados e um dos segredos mais bem guardados em nutrição. Comprove.


Como eu uso:
A semente de chia é um sementinha praticamente sem gosto que depois de hidratada, forma em volta dela um gel, tornando-a quase gelatinosa, na minha opinião se iguala a sementes de tomate. Hidrato em Leite ou Leite de Amêndoas, junto um iogurte, uma fruta picada (Banana ou Morango ou Maça), passas e um cereal. Não sou nem de perto um 'Veg', mas confesso que substituo com o maior prazer uma refeição por esta combinação. 


Manteiga Clarificada (Ghee)

MANTEIGA CLARIFICADA FILTRADA E PRONTA PARA UTILIZAÇÃO


O ghee é uma das substâncias mais importantes e usadas na cultura Védica. Ele é usado na culinária indiana e védica, nos procedimentos do Ayurveda e também nos homa-Agni hotra (cerimônia de fogo).
Em vários textos védicos e de yoga, como o famoso clássico Bhagavad-Gita, se comenta sobre o ghee e sua importância.

Ghee (pronuncia-se gui) é uma forma semi-líquida de manteiga da qual a água e os elementos sólidos do leite foram removidos pelo aquecimento lento e pela filtragem. Trata-se da manteiga clarificada e purificada, livre de todos os seus resíduos lácteos. Por esse motivo, demora mais que a manteiga regular para perder seu frescor. O Ghee é a essência do leite, sua parte mais secreta.

Embora seja inteiramente preparada com manteiga, suas propriedades, de acordo com Ayurveda, diferem muito da manteiga em si. O ghee é a fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana. Em muitos casos, é recomendado usar Ghee na dieta (se você tem problema de colesterol, consulte seu médico antes de usar Ghee). Ghee é um dos óleos de cozimento indicados para o preparo dos alimentos. Assim, como o azeite de oliva, o de côco, o de dendê, a canola entre outros. Sendo uma fonte de gordura, é calórica, entretanto possui um rendimento melhor quando aquecida - para saltear vegetais, por exemplo.

Além de saboroso acompanhamento de pães e biscoitos, é um excelente óleo de cozinha, sendo indicado como um substituto saudável da manteiga e dos óleos, pois apresenta ligações químicas estáveis entre suas moléculas, o que torna difícil a oxidação e a formação de radicais livres. Além disso, é uma das gorduras que apresenta maior smoke point: 252 Cº, ou seja, pode ser aquecido a temperaturas normais de cozimento sem alterar suas propriedades, como acontece quando um óleo vegetal é aquecido, tornando-se tóxico para o organismo.

Na Índia, o ghee é um produto de uso cotidiano, considerado sagrado e celebrado como símbolo de auspiciosidade, nutrição e cura sendo a gordura base da culinária indiana e importante remédio na Medicina Ayurvédica. É utilizado em diversas formulações medicinais e como óleo para massagem. Segundo a Ayurveda, o ghee estimula a produção de Ojas, base da imunidade e a essência de todos os tecidos do corpo, promovendo renovação física e mental; aumenta a inteligência, refina o intelecto e melhora a memória. Para os praticantes de yoga, o ghee serve como lubrificante natural das articulações, auxiliando na flexibilidade para a prática dos ásanas (posturas).

Propriedades:

- É muito útil para problemas de infertilidade, baixa imunidade e problemas mentais (epilepsia, perda de memória, etc).
- Desenvolve a inteligência (por causa da sua propriedade ‘sattuic' e sua ação nos nervos.
- É fonte de vitamina A e aumenta o poder de visão e a voz (porque lubrifica e refresca).
- Fortalece o fígado, os rins e o cérebro (memória).
- É a melhor gordura para o organismo e o fígado.
   
É muito útil para inflamações gastro-intestinais, úlceras, febres crônicas com asma, problemas crônicos nos pulmões. Quando o alimento é bem mastigado e a dieta é rica em fibras vegetais a quantidade de muco salivar que é deglutido aumentará, o que ajuda na proteção contra úlceras pépticas.
   
Diz-se do ghee que ajuda a equilibrar os humores.

Na Ayurvédica é utilizada também como emoliente, sendo a base de diversas preparações medicinais.

Para os praticantes de Yôga, divulga-se como sendo um lubrificante natural, ajudando na flexibilidade para a prática das ásanas.

 

MANTEIGA CLARIFICADA INDUSTRIALIZADA
(O PREÇO VARIA DE R$45,00 Á R$60,00 PARA CADA 500 GRAMAS)

Mas gordura saturada faz bem á saúde?

As gorduras podem ser classificadas em duas categorias principais: Saturadas e Insaturadas. As gorduras saturadas podem ser divididas em ácidos graxos de cadeia longa, média e curta. Os ácidos graxos de cadeia longa (maioria das gorduras animais) são do tipo de gorduras difíceis de serem digeridas e metabolizadas pelo organismo humano, e podem causar doenças ao corpo como câncer e impurezas no sangue. Por outro lado, os ácidos graxos de cadeia curta, como é o caso, por exemplo, do óleo de côco, são facilmente metabolizados e assimilados, liberando energia.

Hoje, sabe-se da grande importância de ingerir gorduras de qualidade (principalmente óleos vegetais prensados a frio e não refinados), pois elas são facilitadoras da absorção de nutrientes pelo nosso organismo além de conter altos teores de vitaminas, ácidos graxos essenciais, elementos minerais e fito esteróis. À medida que vamos envelhecendo, nossa capacidade de assimilação de nutrientes, assim como a força de circulção sanguínea vai diminuindo e, conseqüentemente desequilíbrios ligados a esses fatores passam a acometer nossa saúde: memória fraca, dificuldade de concentração e retenção de informações a longo e corpo prazo e posteriormente doenças neurológicas como parkinson e alzeimer.

O ghee é uma gordura saturada essencialmente composto por ácidos graxos de cadeia curta, que são facilmente digeríveis pelo organismo humano. Além disso, o ghee contém quantidades significativas de ácidos graxos monoinsaturados (aproximadamente 20%) e uma quantidade muito reduzida de ácidos graxos poliinsaturados (altamente reativos e oxidativos dos tecidos). Outra informação muito importante sobre o ghee, é que ele é uma gordura com uma taxa de absorção alta e, apesar de ser um derivado do leite, não possui lactose (apenas traços). Assim, tem-se um produto  derivado do leite muito puro e nutritivo.

O ghee é queimado nos templos e pujas (rituais) por toda a Índia. Acredita-se que “a luz de uma chama de ghee afasta toda a negatividade”.

Agora que você já conhece um pouco sobre o Ghee e suas propriedades, vamos à Receita (Aprenda agora como preparar seu Ghee)

Ingredientes:
de 500 Gramas a 2 KG de manteiga sem sal

Preparo:

Fazer ghee não é dificil nem complicado. Exige apenas um pouco de tempo, pois é necessario uma fervura bastante lenta para que toda água contida na manteiga evapore, os pedaços sólidos subam à superfície e o saboroso gosto da manteiga clarificada seja enfim realçado. É assim que se obtém ghee, um óleo absolutamente límpido.

1. Coloque de 500 Gramas a 2 Kg de manteiga sem sal (cortada em pedaços) numa tigela inoxidável funda ou do tipo pirex de vidro (que vá ao fogo) e leve ao fogo baixíssimo. Não utilize alumínio. Cuide para que a manteiga não queime ou resseque enquanto estiver derretendo.

2. Nos próximos 30/40 minutos a água vai desaparecer (aproximadamente 20% da manteiga é composta de água).

3. A manteiga irá derreter e começará a formar uma espuma na parte superior. Tire a panela do fogo e com a ajuda de uma colher (ou espumadeira), retire a espuma ("borra") após o derretimento completo da manteiga. Continue alternando esse processo de retirada da espuma (com o fogo aceso sempre no mínimo ou desligado).

4. Esteja atento para remover a panela do fogo assim que a "borra" tornar-se marrom no fundo da panela (senão o Ghee pode se queimar). Neste momento, você pode notar que o Ghee cheira a pipoca e também notará pequenas bolhas no Ghee subindo do fundo da panela.
O ghee é essencialmente uma gordura saturada.


5. Retire a panela do fogo. Retire a borra de cima do Ghee . Pode retirar com uma colher grande ou espumadeira, com muito cuidado para não misturar essa borra com a manteiga clarificada que está abaixo. Agora, coe o depósito do Ghee enquanto estiver quente, despejando-o numa tigela inoxidável ou tipo pirex. Para coar, use um tecido de algodão sobre um coador inoxidável. Você está coando para que a borra do fundo não entre no recipiente de guardar o Ghee . A borra do fundo é para ser dispensada pois é ela que contém as impurezas da manteiga. Nesse momento ele estará muito quente, por isto deve-se ter muito cuidado.


6. Passe novamente o líquido para a panela, deixe no fogo mínimo por mais alguns minutos e retire os resíduos finais (sempre tomando cuidado para não queimar, especialmente eventuais resíduos no fundo). Após o processo você terá um líquido dourado, claro, que é o Ghee.

7. O Ghee pode ser guardado em temperatura ambiente ou em geladeira em potes de vidro (pode ser os de conserva). Mais tarde, se o Ghee tornar-se sólido ao esfriar, aqueça-o levemente e ele voltará a ficar líquido. Depois de frio, o ghee deve ser guardado em recipiente fechado em lugar fresco, para que se conserve por muitos meses.

Observação:
Deve-se sempre tomar cuidado ao manusear líquidos quentes.
Não deixe o Ghee ferver!

Validade:

4 meses fora da geladeira (se houver formação de fungos, não deve ser consumido).

Algumas considerações:

1-O ghee se solidifica à temperatura ambiente e se conserva sem refrigeração, pelo fato de ser 100% composto de matérias oleosas, uma vez que os resíduos de leite e a água foram retirados.

2-Quando dourar temperos no ghee, tenha-os à mão, pois uma vez aquecido, o ghee queima muito facilmente

3-Antes de guardar o ghee, verifique se o recipiente em que está sendo colocado está completamente seco. Evite deixar cair água no ghee quente, pois esta combinação provoca uma explosão que respinga gordura quente de forma violenta. Nunca misture água no ghee destinado à fritura.

4-Para frituras prolongadas a temperatura do ghee estará no ponto quando dourar um pedaço de massa ou de outro alimento em 1 minuto. Daí em diante, abaixe o fogo. Não mergulhe muitas porções do alimento a ser frito no ghee de uma só vez, isto fará com que a temperatura baixe muito e a fritura não saia satisfatória.

5-Pode-se utilizar o ghee para frituras várias vezes. Basta lembrar de filtra-lo e livra-lo dos resíduos da fritura anterior que modificam a cor e o sabor do alimento seguinte.

Saiba um pouco mais sobre o Ghee:

O ghee, ou manteiga clarificada, incrementa a longevidade, a memória e a inteligência. Dá força ao organismo e retarda o processo de envelhecimento dos tecidos do corpo. Incrementa a fertilidade do sêmem e do óvulo, melhora a voz e a garganta, sendo especialmente benéfico para as crianças e anciãos. O ghee é madhura rasa (sabor doce) e controla os três doshas, ajuda a formar os sete elementos estruturais do corpo e elimina o excesso de bílis. Também pode ser utilizado externamente em abscessos, feridas leves e queimaduras. É bom também para úlceras, doenças respiratórias e a intoxicação. Tem a propriedade especial de acender o fogo da digestão e contem o valor nutritivo do leite do qual foi feito. Esse ghee conserva o valor do leite sem prejudicar a digestão. Por exemplo, se tomarmos ¾ de litro de leite em uma única refeição, o processo digestivo pode ser perturbado, ao passo que duas colherinhas de ghee têm o mesmo valor nutritivo e melhoram a digestão. O ghee pode ser utilizado como veiculo para plantas medicinais: as que devem ferver-se nele para transmitirem suas propriedades curativas.

Este ghee medicinal deve permanecer em um lugar fresco dentro de um recipiente de plástico ou vidro bem fechado, do qual possa tomar uma colherada diária.

Umas poucas gotas de ghee, que tenha dez anos ou mais, se tronam uma poderosa medicina para combater a obesidade, a epilepsia, a vertigem, a dor de cabeça e diferentes problemas dos olhos e dos ouvidos. Diz-se que o ghee envelhecido é tão poderoso que pode reviver um homem em estado de coma.

Além de suas propriedades nutritivas e medicinais, o ghee dá um gosto delicioso as comidas, podendo ser utilizado com azeite para fritar, em lugar dos azeites vegetais que se vendem atualmente.



Como eu uso:
Na hora de refogar, substituindo o azeite na preparação de qualquer prato, substituindo a manteiga em qualquer receita ou na preparação de uma simples torrada temperada. Realça e confere um sabor agradável em qualquer receita.


O COPO CERTO . . .



O segredo do sucesso de algumas bebidas é mais simples do que se imagina. Ele pode estar no copo em que o drink é servido, já que o desenho de cada modelo é feito sob medida para receber um tipo de bebida. E acertar na escolha é fundamental para valorizar as características de um coquetel.
Para não errar na escolha do copo, é preciso levar em consideração três características. Em primeiro lugar, usar o tipo indicado; em seguida, limpá-lo corretamente; e, por último, não colocar na mesa modelos quebrados ou com rachaduras.


Existem opções de copos para os mais diversos drinks. O mais comum, que pode ser encontrado na padaria, servindo café com leite, ou em bares populares, com a cerveja gelada, é o americano. Ele é baixo, tem a boca mais larga que a base e espessura média.
Para servir a cerveja, o copo tulipa também é bastante utilizado. Ele é alto, tem abertura média e é afunilado na região próxima à base. Serve entre 350 e 370 mililitros e também pode ser utilizado para o chope.
Mas, no caso desta bebida, a caneca é a que mais faz sucesso. Ela tem boca larga e espessura grossa. O diferencial, no entanto, está nos modelos em alumínio e acrílico, que podem ficar no congelador até a hora de ir para a mesa. Assim, a bebida fica ainda mais gelada.


Para a cerveja há ainda mais uma opção de copo. É o pilsener, que lembra o tulipa, mas é mais alto e tem um design mais sofisticado. Tem como vantagem a base curta, que evita que a bebida esquente rápido, e serve de 350 a 500 mililitros.
Os drinks mais fortes também precisam de atenção na hora de servir. O copo de dose, conhecido também como shot, é utilizado com a cachaça, entre outros destilados que são servidos puros e sem gelo. Nele, também é possível preparar bebidas em camadas. Ele é pequeno e serve de 35 a 60 mililitros. As versões mais alongadas deste copo são ideais para os drinks fortes e gelados, mas sem gelo, ou para a tequila.
No caso do licor, ele deve ser oferecido em um cálice com boca larga, base estreita (em geral) e espessura fina. Os formatos são variados, mas por ser uma bebida doce, a quantidade a ser servida deve ser pequena, para poucos goles. Por esse motivo, esse copo é sempre pequeno, com capacidade para até 60 mililitros.
O conhaque também não é servido em grandes quantidades. Ele deve ser oferecido no copo brandy, conhecido também como baloon, que pode ter haste curta ou não tê-la. Seu bojo é arredondado para que a palma da mão possa esquentar a bebida, que irá desprender o aroma. Se ela for servida com gelo, este modelo torna-se inadequado.
O tipo mais clássico de copo para servir drinks e coquetéis, no entanto, é o old fashioned. Ele tem formato cilíndrico, abertura larga e base espessa e é utilizado para servir whisky puro ou com gelo. Sua capacidade é de 180 a 350 mililitros e ainda é uma ótima opção para coquetéis.



Outro modelo clássico apropriado para o whisky é o on-the-rocks. Ele possui base larga e espessa, é largo e curto.
A marguerita também deve estar em um copo específico para ficar melhor. O modelo ideal para ela possui haste longa e com estilo variável (pode ser lisa, ou em forma de cacto), boca muito larga e espessura fina. Ele serve de 350 a 500 mililitros.
Quando forem oferecidos coquetéis tropicais, a presença do copo hurricane é obrigatória. Ele possui formato em curvas e é sustentado por uma curta haste, que termina em uma base larga. Esse tipo é ideal para fazer decorações e serve até 450 mililitros.
O copo highball é outra opção para oferecer coquetéis e bebidas destiladas com bastante gelo, água, refrigerante ou suco. Quando seu formato é mais fino e comprido, é chamado de Collin. Mas em geral, tem base grossa e abertura média. Serve de 250 a 410 mililitros e pode ser substituído pelo tumbler, que é levemente mais largo.
Os coquetéis gelados, servidos sem gelo ou canudo, podem estar no copo Martini. Ele possui formato triangular e pequeno, já que a bebida oferecida nele, em geral, não pode ser ingerida em grades doses. Esse tipo possui ainda uma haste longa e fina e não combina com decorações elaboradas, por isso, o drink vem acompanhado com, no máximo, uma cereja ou azeitona no fundo.
Já as bebidas quentes devem ir para a mesa em uma coffee mug. Trata-se de uma caneca que possui capacidade para servir até 450 mililitros, tem a boca larga e alça grande.

Drinks sem álcool também têm modelo específico para serem servidos. O copo rocks é ideal para eles e podem se encontrados em restaurantes de redes americanas que têm se espalhado pelo Brasil. Ele é espesso, com base larga e serve de 250 a 350 mililitros. Esse modelo pode vir acompanhado de pedras de gelo e rodelas de limão ou laranja.
As bebidas finas não ficam de foram da seleção dos copos. O champanhe e os espumantes, por exemplo, têm um modelo exclusivo para serem servidos. A flute é a evolução das antigas taças, pois conserva melhor a efervescência da dose, já que sua abertura é estreita. Ela é alta, fina e tem um design que lembra o de uma flauta.
No caso dos vinhos, escolher a taça ideal torna-se um pouco mais complicado. Isso porque para cada variação da bebida existe um modelo específico. Mas para simplificar, a orientação geral é que ela seja de cristal fino, transparente, incolor e liso, com haste longa e abertura estreita.

1- Cerveja e chope: conhecido como tulipa, seu formato favorece a formação de espuma e ajuda a manter a temperatura.

2- Bebidas quentes, como o irish coffee: a caneca é conhecida como Coffee mug.

3- Espumante e champanhe: a taça flûte fina e elegante mantém as borbulhas da bebida por mais tempo.

4- Martinis e coquetéis gelados: nesta taça não se deve usar gelo ou canudo. Para decorar, apenas espete na borda uma rodela de limão ou laranja.

5- Espumante e champanhe: semelhante à taça flûte.

6- Vodca: o copinho fino, com base grossa, evita que o calor das mãos esquente a bebida (que costuma ser servida gelada, e em pequenas doses).

7- Vinho branco: a taça é menor do que a do vinho tinto porque a bebida deve ser servida aos poucos, para não esquentar (o vinho branco deve ser consumido gelado). O bojo é menor para conservar o aroma, mais delicado do que o do vinho tinto. Esta taça também é usada para servir vinho rosé.

8- Coquetel de frutas: a taça, bojuda, é ideal para bebidas cremosas, à base de creme de leite e leite condensado.

9- Vinho tinto: a taça tem corpo grande para realçar o sabor e aroma da bebida. É mais larga do que a do vinho branco porque os tintos não precisam estar gelados.

10- Margarita: com haste fina e boca larga, é indicada para servir o coquetel típico mexicano. Na hora de servir este drinque, costuma-se molhar a borda da taça com suco de limão e depois encostá-la em um prato com sal.

11- Coquetéis tropicais e refrescantes: a taça é indicada para servir bebidas supercoloridas e decoradas.

12- Uísque: o copo é largo para acomodar os cubos de gelo, que geralmente acompanham a bebida.

13- Bebidas destiladas e coquetéis refrescantes: o tradicional copo long drink é indicado para servir água, refrigerante, suco ou bebidas com bastante gelo, como club soda.
Agora você não tem mais desculpa para errar no copo nos jantares com os amigos.




RECEBER AMIGOS . . .



Preparar um bela mesa de entradas e aperitivos, para receber os amigos num aniversário ou em qualquer comemoração não é tão difícil . . . a primeira coisa para lembrar é que nós antes de tudo, 'comemos com os olhos' . . . o visual, a combinação de cores e a forma de arrumar, harmonizam o ambiente e transformam aquilo que já é gostoso em mais gostoso ainda . . .
Se possível for . . .

1. Não misture cor diferente de louças, tente manter um padrão de cor.

2. Os pratos devem ser arrumados em níveis diferentes, isso dá mais destaque para canapés e doces por exemplo e deixam o visual atraente.

3. Velas são agradaveis, intimizam o ambiente. Nunca deixe também de  usar uma flor, seja um arranjo pequeno ou mesmo uma folhagem, trazem vida e passam a sensação acolhedora, é a certeza  que você realmente se preocupou com cada detalhe.

4. Frutas Secas e sementes em taças de Cristal, além de ótimos aperitivos harmonizam perfeitamente  com a sua decoração.

5. É muito bom passar um ar profissional exatamente naquilo em que não há extrema necessidade . . ., é mais fácil e naturalmente causará surpresas

UM HOMENAGEM MAIS QUE ESPECIAL . . .



Tento a cada dia evoluir . . . evoluir no respeito, na amizade, na educação, na sinceridade, na honestidade, no egoísmo, no conhecimento e até na sabedoria . . . é um longo e árduo caminho, mas é possível . . . é preciso uma base, um conteúdo e se torna mais fácil se durante o seu caminho, você tenha alguém que te chame de 'meu filho' . . . durante a sua jornada você caminha, você tropeça, você aprende, você evolui . . . claro que se torna mais fácil ainda se você tiver alguém que te ensine através do exemplo, alguém que mais do que falar . . . seja . . . e então já considerando um privilégio você chamar esse alguém de 'meu pai' . . . Meu pai . . . um exemplo . . . a quem eu dedico a minha vida . . . e espero que um dia Deus me permita ser uma sombra do que ele foi . . .

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'
OSORIO DEGASPARI

INESQUECÍVEL PRA MIM . . .

Alguns momentos na minha vida se tornaram inesquecíveis. . . momentos que foram diferenciais do cotidiano ou simplemente marcantes pela intensidade e pela forma que aconteceram . . . meditei muito sobre cada um deles e posso dizer que passei a ter controle disso . . . é como um - 'enter' naquele ponto com uma ordem ! - 'grave no HD' e esses arquivos eu os organizo e revivencio de uma forma ordenada . . . é a possibilidade de trazer de novo aquele momento, aquela experiência como se estivesse alí agora com aquelas pessoas, aquela visão, paladar, audição e olfato . . .
Sentimentos não se colocam em papel . . . se não era para mim agora o é . . . talvez aí a dificudade de explicá-los !
Uma coisa eu tenho certeza . . . fizeram toda a diferença e de uma certa forma reescrevem a minha vida !


CAPE OF GOOD HOPE

CAPE OF GOOD HOPE
O ponto mais sudoeste do Continente Africano, o encontro dos Oceanos Atlântico e Índico. A brisa que o mar sopra alí com tamanha força, é diferente de tudo ao qual eu já havia sentido.

MONT BLANC

MONT BLANC
Dos livros, das histórias para a realidade . . . muito marcante pra mim . . . pois foi o meu primeiro caminho de entrada para a Itália

DE VOLTA AS RAÍZES . . .

DE VOLTA AS RAÍZES . . .
Depois de anos, enfim descobrir o ponto exato das minhas origens . . . foi respirar o ar da própria casa . . . (Sardagna/Trento/Itália)

ADORO O FRIO, MAS . . .

ADORO O FRIO, MAS . . .
O frio de Washington-DC é pra valer . . . um frio de doer na pele, de não conseguir ficar, marcou para mim como o meu caminho de volta USA-BRASIL . . . era vir literalmente do frio para o calor ou de incertezas para a realidade . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .
É no sofrimento que mais se evoluí . . . a certeza que se pode mudar o futuro, ao intocável passado . . .