' ... há mais coisas entre o céu e a terra, do que supõe nossa vã filosofia ... '

Willian Shakespeare

ESPAÇO 'VEG'

Não tenho a pretenção de ser um 'veg', embora admire muito esta forma de viver, pra não dizer de comer . . .  pessoas por pura convicção ética, sejam por motivos de saúde, por compaixão com animais, ou ainda por razões ecológicas e até religiosas adotam uma dieta livre de carnes ou de produtos oriundos da vida animal; confesso que sempre me encantei por receitas 'made by me', porque acredito veêmente que depois dessa corrida para a industrialização e produção em larga escala, assistiremos ainda as pessoas buscando produtos feitos de forma saudável e artesanal, pra não dizer 'caseira' e aceitando pagar um 'preço maior' por eles, pelo mero prazer de consumir aquilo que acabou de fazer. Na prática, na minha cozinha experimental ao qual eu chamo de hobby, eu me encanto quando consigo criar receitas que me remetem ao paladar, cheiro e sabor de antigamente. É recordar sensações vivídas em uma época, é sublime, peculiar, além do fato de acreditar estar empregnando em cada receita a minha personalidade.
Estarão postadas aqui receitas que em pesquiza em sites especializados, testei e aprovei para poder dividir com todos, esse conteúdo realmente inuzitado. Divido aqui também esta louvável citação . . .

" Existe suficientemente de tudo no mundo para satisfazer as necessidades do homem, mas não o suficiente para satisfazer a sua ganância "
                                                                                             Gandhi





Rizoto de Cevada


' Totalmente livre de carnes, com baixa caloria, 
este rizoto de Cevada com Abobrinha 
é quase como comer sem culpa . . . ' 


Ingredientes:
       
01 Xícara (Chá) de Cevada 
01 Cebola (Picada)
4 Dentes de Alho (Picados)
2 Abobrinhas Italianas (Picada em cubos)
700 Gramas de Tomates Maduros
100 ml de Azeite de Oliva Extra Virgem
01 Caldo de Legumes
01 Colher (Café) de Páprica
01 Colher (Café) de Açúcar
01 Colher (Chá) de Salsinha (Picada)
01 Colher (Chá) de Cebolinha (Picada)
01 Limão
Sal e Pimenta-do-Reino
Queijo Parmesão Ralado





Preparo:
Lave os tomates e retire as sementes. Bata no liquidificador com um copo de água somente o suficiente para começar a triturá-los, reserve. Refogue a Cebola e o Alho na metade do  Azeite, coloque a Cevada, continue refogando. Com a panela bem quente, coloque os Tomates batidos, o Caldo de Legumes,  a Abobrinha em cubos, Sal,  Pimenta, o Açúcar, a Páprica. Se necessário, acrescente mais água e cozinhe até que a cevada esteja 'ao dente'. Adicione o suco do Limão, a Salsinha, a Cebolinha, acerte o sal e desligue. Coloque o restante do Azeite e mexa, estando pronto para servir.


Finalização:

Coloque o Risoto no centro de um prato raso grande, Queijo Parmesão sobre o Risoto, decore com 01 fatia de Abobrinha e um Tomate Cereja Cortado.


Dica:

Ao contrário do Rizoto comum, este prato fica delicioso para ser servido no dia seguinte, porque a cevada absorve mais os sabores. Nesse caso tire da geladeira, esquente numa panela e ainda quente, regue novamente com Azeite. 







Leite de Amêndoas


Muitas são as opções de leites vegetais, mas de paladar muito mais suave, o leite de Amêndoas me seduziu tão logo eu conheci, me surpreendi ainda mais com a forma simples e fácil de produzir em casa, tendo a sua disposição um leite puro, saudável e muito gostoso, de fácil digestão, rico em minerais como o cálcio, o magnésio e o fósforo e ainda rico em vitamina E. 
O leite de Amêndoas é fonte de proteínas e gordura monosaturada, a gordura boa que protege o coração, não obstrui artérias e diminui o colesterol, podendo ser usado em receitas doces ou salgadas sem alterar o sabor dos alimentos.
Receita:

01 Xícara de Amêndoas Cruas
04 Xícaras de Água

Cubra as amêndoas com água e deixe de molho durante uma noite. No dia seguinte escorra as amêndoas e enxague ligeiramente. Deixar oleaginosas de molho faz com que elas sejam melhores digeridas, além de deixá-las mais macias e fáceis de serem trituradas. Coloque as amêndoas e 3 xícaras de água no liquidificador e bata durante três minutos na velocidade máxima.  Seja paciente e deixe o liquidificador funcionar os três minutos sem parar. É nessa hora que um bom liquidificador faz toda a diferença. Utilize uma peneira extra fina ou um tecido de algodão para coar. Volte o conteúdo da peneira para o liquidificador acrescente mais 1 Xícara de Água, bata agora por 1 minuto e coe novamente. A polpa que sobrou da Amêndoa na peneira, eu coloco pra secar e  utilizo esta farinha na preparação bolos. (Veja Receita) Conserve o leite na geladeira em um recipiente limpo e tampado. Se conserva por 5 dias na geladeira. Rende mais ou menos 800ml.

Como eu uso:
Utilizo para hidratar a semente de chia, em receitas substituindo o leite de vaca reduzindo drásticamente a gordura.
Puro batido com mel e baunilha, bem gelado.

Dica:
Junte 03 Colheres (Sopa) da polpa da Amêndoa (Farinha) que sobrou, com 02 Colheres de Mel e 01 Colher (Sopa) de Açúcar e utilize com esfoliante facial. Um produto 100% Natural e saudável. 

Pesquiza para o Post:
http://papacapimveg.wordpress.com 
(Algumas imagens e parte do texto cedidos gentilmente por Sandra Guimarães)

UM HOMENAGEM MAIS QUE ESPECIAL . . .



Tento a cada dia evoluir . . . evoluir no respeito, na amizade, na educação, na sinceridade, na honestidade, no egoísmo, no conhecimento e até na sabedoria . . . é um longo e árduo caminho, mas é possível . . . é preciso uma base, um conteúdo e se torna mais fácil se durante o seu caminho, você tenha alguém que te chame de 'meu filho' . . . durante a sua jornada você caminha, você tropeça, você aprende, você evolui . . . claro que se torna mais fácil ainda se você tiver alguém que te ensine através do exemplo, alguém que mais do que falar . . . seja . . . e então já considerando um privilégio você chamar esse alguém de 'meu pai' . . . Meu pai . . . um exemplo . . . a quem eu dedico a minha vida . . . e espero que um dia Deus me permita ser uma sombra do que ele foi . . .

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'
OSORIO DEGASPARI

INESQUECÍVEL PRA MIM . . .

Alguns momentos na minha vida se tornaram inesquecíveis. . . momentos que foram diferenciais do cotidiano ou simplemente marcantes pela intensidade e pela forma que aconteceram . . . meditei muito sobre cada um deles e posso dizer que passei a ter controle disso . . . é como um - 'enter' naquele ponto com uma ordem ! - 'grave no HD' e esses arquivos eu os organizo e revivencio de uma forma ordenada . . . é a possibilidade de trazer de novo aquele momento, aquela experiência como se estivesse alí agora com aquelas pessoas, aquela visão, paladar, audição e olfato . . .
Sentimentos não se colocam em papel . . . se não era para mim agora o é . . . talvez aí a dificudade de explicá-los !
Uma coisa eu tenho certeza . . . fizeram toda a diferença e de uma certa forma reescrevem a minha vida !


CAPE OF GOOD HOPE

CAPE OF GOOD HOPE
O ponto mais sudoeste do Continente Africano, o encontro dos Oceanos Atlântico e Índico. A brisa que o mar sopra alí com tamanha força, é diferente de tudo ao qual eu já havia sentido.

MONT BLANC

MONT BLANC
Dos livros, das histórias para a realidade . . . muito marcante pra mim . . . pois foi o meu primeiro caminho de entrada para a Itália

DE VOLTA AS RAÍZES . . .

DE VOLTA AS RAÍZES . . .
Depois de anos, enfim descobrir o ponto exato das minhas origens . . . foi respirar o ar da própria casa . . . (Sardagna/Trento/Itália)

ADORO O FRIO, MAS . . .

ADORO O FRIO, MAS . . .
O frio de Washington-DC é pra valer . . . um frio de doer na pele, de não conseguir ficar, marcou para mim como o meu caminho de volta USA-BRASIL . . . era vir literalmente do frio para o calor ou de incertezas para a realidade . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .
É no sofrimento que mais se evoluí . . . a certeza que se pode mudar o futuro, ao intocável passado . . .