' ... há mais coisas entre o céu e a terra, do que supõe nossa vã filosofia ... '

Willian Shakespeare

TORTAS


Crumble de Banana, Mel e Canela


"como o próprio nome diz . . . esfarelar, 

desintegrar . . . ao aroma do  mel e 

da canela e todo o sabor da banana "



       Ingredientes para a Massa:
       120 Gramas de Manteiga sem Sal
       1 Xícara (Chá) de Amêndoas Trituradas (Farinha)
       03 Colheres (Sopa) de Açúcar
       1 Xícara (Chá) de Farinha de Trigo

       Ingredientes para o Creme Pâtissière:
       01 Fava de Baunilha
       30 Gramas de Amido de Milho
       80 Gramas de Açúcar
       400 Ml de Leite Integral
       04 Gemas
       35 Gramas de Manteiga  
       02 Colheres de Mel  


      Ingredientes para Cobertura e Finalização:
      02 Colheres (Sopa) de Manteiga sem Sal
      02 Colheres (Sopa) de Mel
      03 Bananas Nanica (Cortada em Cubos pequenos)
      Canela em pó para polvilhar


Preparo da Massa:

Em uma vasilha coloque a Farinha de Trigo, a Farinha de Amêndoas, o Açúcar e a Manteiga, trabalhe a massa com as pontas dos dedos, até obter uma massa homogênea. Divida em 12 partes iguais e cubra cada forma pequena de torta, ajeitando a massa de modo que fique fina e uniforme. Asse por 10 á 15 minutos em temperatura média ou até que ganhe cor e fique crocante. 

Preparo do Creme Pâtissière:
Abra as Favas de Baunilha ao meio e raspe os grãos, reserve. Numa panela de fundo grosso, coloque a Maisena, metade do Açúcar, o Mel e 350 Ml do Leite  mexendo sem parar em fogo médio.  Adicione os grãos das Favas de Baunilha e deixe ferver, mexendo sempre. Tire do fogo, reserve, mexendo de vez em quando para não formar película.
Numa tigela grande, bata as Gemas por 3 minutos em velocidade média com o restante do açúcar e regando com os 50 Ml de Leite restantes, sempre batendo, despeje esta mistura na panela, volte ao fogo e deixe cozinhar sem parar de mexer. Quando ferver retire do fogo, retire as favas de baunilha, despeje o creme numa tigela, mergulhe num recipiente com gelo e continue mexendo.Quando estiver morno (50C), incorpore a manteiga, batendo por mais 5 minutos.

Preparo da Cobertura:
Em uma panela, coloque a Manteiga, o Mel e as Bananas cortadas em cubos, mexa suavemente, deixe ferver e desligue.



Finalização:
Coloque o Creme Pâtissière, aromatizado com mel em cada Crumble, de maneira uniforme, cubra com a cobertura de cubos de Banana, depois de gelar, salpique Canela.

Dica:
Utilize mini-formas de torta, redonda ou quadrada, mas com fundo removível para não danificar o crumble na hora de retirá-lo.





Torta de Frango


"simples, rápida, mas incrivelmente
deliciosa . . . massa fina, crocante 
com um absurdo de recheio"



      

       Ingredientes para a Massa:
       02 Xícaras (Chá) de Farinha de Trigo
       ½ Xícara (Chá) de Amido de Milho
       ½ Xícara (Chá) de Óleo
       1 Colher (Sopa) de Manteiga
       150 Ml de Leite Gelado
       1 Pitada de Sal
       1 Colher (Chá) de Fermento Biológico

       Ingredientes para o Recheio
       ½ Cebola Picada
       01 Dente de Alho Amassado
       50 Ml de Azeite de Oliva
       01 Peito de Frango
       Sal
       Pimenta do Reino
       Salsa 
       Cebolinha
       01 Lata de Molho de Tomate
       01 Lata de Ervilha
       100 Gramas de Azeitonas Pretas Pequenas
       01 Vidro de Palmito
       03 Colheres (Sopa) de Trigo
       150 Gramas de Requeijão
      

Preparo da Massa:
Misture o Trigo, o Amido de Milho e o Fermento, faça um furo no meio e coloque a Manteiga, o Óleo e o Sal, misture bem e aos poucos adicione o Leite, até que fique uma massa macia, se necessário corrija o Trigo, para ficar sedosa e não grudar nas mãos. Cubra e leve a geladeira por 30 minutos.

Preparo do Recheio:
Cozinhe o Peito de Frango, desfie, conserve o caldo. Refogue a Cebola e o Alho no Azeite de Oliva, acrescente o Frango desfiado, o Sal, a Pimenta, a Salsa, a Cebolinha, o Molho de Tomate, as Azeitonas, a Ervilha e quanto for necessário do Caldo do Frango para cozinhar por 15 minutos. Mexa de vez em quando e acrescente aos poucos o Trigo e por último o Palmito, cozinhe mais um pouco, mas não deixe que seque, colocando mais Caldo do Frango se necessário. Desligue o fogo e deixe esfriar.


Montagem:
Numa superfície enfarinhada, abra a massa não muito fina (½ centímetro) e forre uma forma de tortas, fundo e laterais. Coloque o recheio espalhando de forma uniforme, mantendo o centro um pouco mais alto que as laterias, espalhe o requeijão sobre o recheio. Abra o restante de massa e cubra a forma, tirando todo e excesso com uma faca. Com um garfo, aperte toda a  borda da massa, evitando assim que ela levante  enquanto assa. Pincele com ovo batido, sem excessos. Leve ao forno pré aquecido para assar até que a massa fique dourada.


Dica:
O ponto certo para desligar o recheio, é com aspecto pastoso, porque ele seca mais um pouco enquanto esfria. O Requeijão colocado sobre ele também tem a função de umidecer, quase que se incorporando ao recheio depois da torta assada. 




Torta de Morango

"esta torta com açúcar reduzido, tem um sabor
 muito suave e agradável . . . para os amantes do
morango, o exagero da fruta aromatiza o
creme pâtissiére e contrasta perfeitamente
com a massa crocante"



      


Ingredientes para a Massa:
       120 Gramas de Farinha de Trigo
       100 Gramas de Farinha de Amêndoas
       85 Gramas de Açúcar de Confeiteiro
       1 Colher (Café) de Sal
       1 Colher (Chá) Baunilha
       1 Ovo 
       125 Gramas de Manteiga

Ingredientes para o Creme Pâtissière:
       01 Fava de Baunilha
       30 Gramas de Amido de Milho
       80 Gramas de Açúcar
       400 Ml de Leite Integral
       04 Gemas
       35 Gramas de Manteiga    

Ingredientes para Cobertura e Finalização:
      02 Caixas de Morango
      Açúcar de Confeiteiro
  
Preparo da Massa:
Em uma vasilha coloque a Farinha de Trigo, o Sal, o Açúcar, o Ovo, a Baunilha e a Manteiga, trabalhe a massa com as pontas dos dedos, até obter uma massa homogênea, mantenha coberta, leve a geladeira por 2 horas. Estique numa assadeira para tortas com os dedos, tomando o cuidado de manter uma parede fina. Asse por 10 á 15 minutos em temperatura média ou até que ganhe cor e fique crocante. 


Preparo do Creme Pâtissière:
Abra as Favas de Baunilha ao meio e raspe os grãos, reserve. Numa panela de fundo grosso, coloque a Maisena, metade do Açúcar e 350 Ml do Leite  mexendo sem parar em fogo médio.  Adicione os grãos das Favas de Baunilha e deixe ferver, mexendo sempre. Tire do fogo, reserve, mexendo de vez em quando para não formar película.
Numa tigela grande, bata as Gemas por 3 minutos em velocidade média com o restante do açúcar e regando com os 50 Ml de Leite restantes, sempre batendo, despeje esta mistura na panela, volte ao fogo e deixe cozinhar sem parar de mexer. Quando ferver retire do fogo, retire as favas de baunilha, despeje o creme numa tigela, mergulhe num recipiente com gelo e continue mexendo.Quando estiver morno (50C), incorpore a manteiga, batendo por mais 5 minutos.

Variação:
Você pode aromatizar o creme pâtissière adicionando, no final do cozimento, em duas ou três vezes, 250 g de raspas de chocolate. Misture bem até que ele esteja totalmente fundido.


Montagem e Finalização:
Lave os Morangos e deixe secar em papel absorvente. Corte-os no sentido do complimento em quatro (formato cruz).
Despeje o Creme na massa da torta, utilize uma espátula para que fique uniforme. Partindo do centro da torta com um morango inteiro, coloque cada pedaço de Morando em pé, apertando suavemente sobre o creme, faça isso até que cubra todo o creme. Polvilhe açúcar de confeiteiro. Deixe gelar por 2 horas antes de servir.

Dica:
Além de tortas, esse creme serve também para guarnecer ou rechear mil folhas, bombas e carolinas.

Substitua:
O Açúcar de confeiteiro por um gel de brilho, feito com gelatina, água e açúcar em fogo brando que deve ser espalhado sobre a torta com um pincel culinário. Esta cobertura forma uma camada de proteção sobre os Morangos, se você não for servir a torta no mesmo dia.

Mini Tortas


As mini-tortas são tambem uma otima opção, utilizando a mesma receita da massa, basta utilizar formas pequenas e variar as frutas, como por exemplo a Amora.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar . . .

UM HOMENAGEM MAIS QUE ESPECIAL . . .



Tento a cada dia evoluir . . . evoluir no respeito, na amizade, na educação, na sinceridade, na honestidade, no egoísmo, no conhecimento e até na sabedoria . . . é um longo e árduo caminho, mas é possível . . . é preciso uma base, um conteúdo e se torna mais fácil se durante o seu caminho, você tenha alguém que te chame de 'meu filho' . . . durante a sua jornada você caminha, você tropeça, você aprende, você evolui . . . claro que se torna mais fácil ainda se você tiver alguém que te ensine através do exemplo, alguém que mais do que falar . . . seja . . . e então já considerando um privilégio você chamar esse alguém de 'meu pai' . . . Meu pai . . . um exemplo . . . a quem eu dedico a minha vida . . . e espero que um dia Deus me permita ser uma sombra do que ele foi . . .

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'
OSORIO DEGASPARI

INESQUECÍVEL PRA MIM . . .

Alguns momentos na minha vida se tornaram inesquecíveis. . . momentos que foram diferenciais do cotidiano ou simplemente marcantes pela intensidade e pela forma que aconteceram . . . meditei muito sobre cada um deles e posso dizer que passei a ter controle disso . . . é como um - 'enter' naquele ponto com uma ordem ! - 'grave no HD' e esses arquivos eu os organizo e revivencio de uma forma ordenada . . . é a possibilidade de trazer de novo aquele momento, aquela experiência como se estivesse alí agora com aquelas pessoas, aquela visão, paladar, audição e olfato . . .
Sentimentos não se colocam em papel . . . se não era para mim agora o é . . . talvez aí a dificudade de explicá-los !
Uma coisa eu tenho certeza . . . fizeram toda a diferença e de uma certa forma reescrevem a minha vida !


CAPE OF GOOD HOPE

CAPE OF GOOD HOPE
O ponto mais sudoeste do Continente Africano, o encontro dos Oceanos Atlântico e Índico. A brisa que o mar sopra alí com tamanha força, é diferente de tudo ao qual eu já havia sentido.

MONT BLANC

MONT BLANC
Dos livros, das histórias para a realidade . . . muito marcante pra mim . . . pois foi o meu primeiro caminho de entrada para a Itália

DE VOLTA AS RAÍZES . . .

DE VOLTA AS RAÍZES . . .
Depois de anos, enfim descobrir o ponto exato das minhas origens . . . foi respirar o ar da própria casa . . . (Sardagna/Trento/Itália)

ADORO O FRIO, MAS . . .

ADORO O FRIO, MAS . . .
O frio de Washington-DC é pra valer . . . um frio de doer na pele, de não conseguir ficar, marcou para mim como o meu caminho de volta USA-BRASIL . . . era vir literalmente do frio para o calor ou de incertezas para a realidade . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .
É no sofrimento que mais se evoluí . . . a certeza que se pode mudar o futuro, ao intocável passado . . .