' ... há mais coisas entre o céu e a terra, do que supõe nossa vã filosofia ... '

Willian Shakespeare

LOMBO AO ABACAXI CARAMELIZADO


" a maciez do lombo, a crocância das lâminas de Amêndoa sobre o arroz e de quebra o Abacaxi  envolvido ao 'Caramelo'. . . só experimentando ! "



Ingredientes:

       
02 Kilos de Lombo de Porco
100 ml de Azeite de Oliva Extra Virgem
01 Cebola (Picada)
04 Dentes de Alho (Amassado)
02 Colheres de Vinagre
100 Ml de Água
02 Limões
Pimenta do Reino
Sal
Ervas da Toscana
Orégano
Pimenta Calabresa
Salsinha (Picada bem Fina)
01 Abacaxi
150 Gramas de Açúcar Mascavo
Lâminas de Amêndoas Tostadas



Preparo do Lombo:

Faça furos na peça de Lombo de Porco com uma faca fina. Tempere o Lombo , num marinado de Cebola, Alho, Vinagre, Limão, Pimenta do Reino, Sal, Orégano, Pimenta Calabresa, Ervas da Toscana, Salsinha e a Água, deixe marinando por pelo menos 3 horas, virando a peça a cada meia hora e jogando sobre ela o tempero. Numa panela de fundo grosso, aqueça o azeite e coloque a Peça de Lombo com a Gordura virada para baixo em fogo baixo, depois de 10 minutos, vire a cada 5 a 7 minutos e coloque em cada virada um pouco do marinado sobre o Lombo na panela,  pingue Água sempre que necessário,  tomando o cuidado para que a carne nunca grude no fundo da panela. Ela estará pronta quando dourada de ambos os lados, em mais ou menos 1 hora e trinta de cozimento. Teste com um garfo. Numa tábua de corte, faça fatias de meio centímetro.



Preparo do Abacaxi:
Corte o Abacaxi em fatias grossas, deixe escorrer bastante. Passe cada fatia no Açúcar Mascavo dos dois lados por duas vezes e leve imediatamente para fritar numa frigideira de fundo bem quente. frite dos dois lados, até que o Abacaxi ganhe um 'caramelo' escuro. Depois de frito, corte as fatias ao meio e novamente ao meio.

Finalização:
Num prato, coloque o Arroz, sobre ele as lâminas de Amêndoas, o Abacaxi caramelizado e as fatias de Lombo, sobre o Lombo aquele molho que sobrou na panela. Use um talo da Corôa do Abacaxi para decorar.


Dica:
Escolha uma peça de Lombo de Porco com uma fina camada de gordura em um dos lados.
Utilizei arroz branco, colocando as lâminas torradas de Amêndoas sobre ele, porém em vez de azeite, usei duas colheres do molho do Lombo pronto no lugar do Azeite para refogar a Cebola/Alho na hora de fazer o Arrroz, que garantiram um sabor especial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar . . .

UM HOMENAGEM MAIS QUE ESPECIAL . . .



Tento a cada dia evoluir . . . evoluir no respeito, na amizade, na educação, na sinceridade, na honestidade, no egoísmo, no conhecimento e até na sabedoria . . . é um longo e árduo caminho, mas é possível . . . é preciso uma base, um conteúdo e se torna mais fácil se durante o seu caminho, você tenha alguém que te chame de 'meu filho' . . . durante a sua jornada você caminha, você tropeça, você aprende, você evolui . . . claro que se torna mais fácil ainda se você tiver alguém que te ensine através do exemplo, alguém que mais do que falar . . . seja . . . e então já considerando um privilégio você chamar esse alguém de 'meu pai' . . . Meu pai . . . um exemplo . . . a quem eu dedico a minha vida . . . e espero que um dia Deus me permita ser uma sombra do que ele foi . . .

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'
OSORIO DEGASPARI

INESQUECÍVEL PRA MIM . . .

Alguns momentos na minha vida se tornaram inesquecíveis. . . momentos que foram diferenciais do cotidiano ou simplemente marcantes pela intensidade e pela forma que aconteceram . . . meditei muito sobre cada um deles e posso dizer que passei a ter controle disso . . . é como um - 'enter' naquele ponto com uma ordem ! - 'grave no HD' e esses arquivos eu os organizo e revivencio de uma forma ordenada . . . é a possibilidade de trazer de novo aquele momento, aquela experiência como se estivesse alí agora com aquelas pessoas, aquela visão, paladar, audição e olfato . . .
Sentimentos não se colocam em papel . . . se não era para mim agora o é . . . talvez aí a dificudade de explicá-los !
Uma coisa eu tenho certeza . . . fizeram toda a diferença e de uma certa forma reescrevem a minha vida !


CAPE OF GOOD HOPE

CAPE OF GOOD HOPE
O ponto mais sudoeste do Continente Africano, o encontro dos Oceanos Atlântico e Índico. A brisa que o mar sopra alí com tamanha força, é diferente de tudo ao qual eu já havia sentido.

MONT BLANC

MONT BLANC
Dos livros, das histórias para a realidade . . . muito marcante pra mim . . . pois foi o meu primeiro caminho de entrada para a Itália

DE VOLTA AS RAÍZES . . .

DE VOLTA AS RAÍZES . . .
Depois de anos, enfim descobrir o ponto exato das minhas origens . . . foi respirar o ar da própria casa . . . (Sardagna/Trento/Itália)

ADORO O FRIO, MAS . . .

ADORO O FRIO, MAS . . .
O frio de Washington-DC é pra valer . . . um frio de doer na pele, de não conseguir ficar, marcou para mim como o meu caminho de volta USA-BRASIL . . . era vir literalmente do frio para o calor ou de incertezas para a realidade . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .
É no sofrimento que mais se evoluí . . . a certeza que se pode mudar o futuro, ao intocável passado . . .