' ... há mais coisas entre o céu e a terra, do que supõe nossa vã filosofia ... '

Willian Shakespeare

TORTINHA DE UVA THOMPSON & VINHO DO PORTO



" Nesta parceria a Uva Thompson se une ao 

Vinho do Porto, mas a massa permanece 
estupidamente crocante . . . "



Ingredientes para a Massa:
120 Gramas de Manteiga sem Sal
01 Xícara (Chá) de Amêndoas Trituradas (Farinha)
03 Colheres (Sopa) de Açúcar
01 Xícara (Chá) de Farinha de Trigo

Ingredientes para o Creme Pâtissière:
01 Fava de Baunilha
30 Gramas de Amido de Milho
80 Gramas de Açúcar
400 Ml de Leite Integral
04 Gemas
35 Gramas de Manteiga
01 Cálice de Vinho do Porto    

Ingredientes para Finalização:
Glaçúcar


  

Preparo da Massa:

Em uma vasilha coloque a Farinha de Trigo, a Farinha de Amêndoas, o Açúcar e a Manteiga, trabalhe a massa com as pontas dos dedos, até obter uma massa homogênea. Divida em 10 partes iguais e cubra cada forma pequena de torta, ajeitando a massa de modo que fique fina e uniforme. Asse por 10 á 15 minutos em temperatura média ou até que ganhe cor e fique crocante. 

Preparo do Creme Pâtissière:
Abra as Favas de Baunilha ao meio e raspe os grãos, reserve. Numa panela de fundo grosso, coloque a Maisena, metade do Açúcar e 350 Ml do Leite  mexendo sem parar em fogo médio.  Adicione os grãos das Favas de Baunilha e deixe ferver, mexendo sempre. Tire do fogo, reserve, mexendo de vez em quando para não formar película.
Numa tigela grande, bata as Gemas por 3 minutos em velocidade média com o restante do açúcar e regando com os 50 Ml de Leite restantes, sempre batendo, despeje esta mistura na panela, volte ao fogo e deixe cozinhar sem parar de mexer. Quando ferver retire do fogo, retire as favas de baunilha, despeje o creme numa tigela, mergulhe num recipiente com gelo e continue mexendo. Quando estiver morno (50C), incorpore a manteiga, batendo por mais 5 minutos. Em seguida adicione o Vinho do Porto para aromatizar e mexa até incorporar totalmente.

Montagem e Finalização:
Coloque o Creme na massa da mini torta até nivelar com a borda, lave as uvas, segue em papel absorvente. Arrume as Uvas sobre o creme de forma ordenada. Polvilhe Glaçúcar sobre a Torta. Leve para gelar por 3 horas.

Designed by Cappricce

Dica:
Pode-se usar outros tipos de Uva, porém sem semente. Indico as Uvas Thompson porque normalmente são doces e tem um formato mais ovalado facilitando a ordenação sobre o creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar . . .

UM HOMENAGEM MAIS QUE ESPECIAL . . .



Tento a cada dia evoluir . . . evoluir no respeito, na amizade, na educação, na sinceridade, na honestidade, no egoísmo, no conhecimento e até na sabedoria . . . é um longo e árduo caminho, mas é possível . . . é preciso uma base, um conteúdo e se torna mais fácil se durante o seu caminho, você tenha alguém que te chame de 'meu filho' . . . durante a sua jornada você caminha, você tropeça, você aprende, você evolui . . . claro que se torna mais fácil ainda se você tiver alguém que te ensine através do exemplo, alguém que mais do que falar . . . seja . . . e então já considerando um privilégio você chamar esse alguém de 'meu pai' . . . Meu pai . . . um exemplo . . . a quem eu dedico a minha vida . . . e espero que um dia Deus me permita ser uma sombra do que ele foi . . .

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'
OSORIO DEGASPARI

INESQUECÍVEL PRA MIM . . .

Alguns momentos na minha vida se tornaram inesquecíveis. . . momentos que foram diferenciais do cotidiano ou simplemente marcantes pela intensidade e pela forma que aconteceram . . . meditei muito sobre cada um deles e posso dizer que passei a ter controle disso . . . é como um - 'enter' naquele ponto com uma ordem ! - 'grave no HD' e esses arquivos eu os organizo e revivencio de uma forma ordenada . . . é a possibilidade de trazer de novo aquele momento, aquela experiência como se estivesse alí agora com aquelas pessoas, aquela visão, paladar, audição e olfato . . .
Sentimentos não se colocam em papel . . . se não era para mim agora o é . . . talvez aí a dificudade de explicá-los !
Uma coisa eu tenho certeza . . . fizeram toda a diferença e de uma certa forma reescrevem a minha vida !


CAPE OF GOOD HOPE

CAPE OF GOOD HOPE
O ponto mais sudoeste do Continente Africano, o encontro dos Oceanos Atlântico e Índico. A brisa que o mar sopra alí com tamanha força, é diferente de tudo ao qual eu já havia sentido.

MONT BLANC

MONT BLANC
Dos livros, das histórias para a realidade . . . muito marcante pra mim . . . pois foi o meu primeiro caminho de entrada para a Itália

DE VOLTA AS RAÍZES . . .

DE VOLTA AS RAÍZES . . .
Depois de anos, enfim descobrir o ponto exato das minhas origens . . . foi respirar o ar da própria casa . . . (Sardagna/Trento/Itália)

ADORO O FRIO, MAS . . .

ADORO O FRIO, MAS . . .
O frio de Washington-DC é pra valer . . . um frio de doer na pele, de não conseguir ficar, marcou para mim como o meu caminho de volta USA-BRASIL . . . era vir literalmente do frio para o calor ou de incertezas para a realidade . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .
É no sofrimento que mais se evoluí . . . a certeza que se pode mudar o futuro, ao intocável passado . . .