' ... há mais coisas entre o céu e a terra, do que supõe nossa vã filosofia ... '

Willian Shakespeare

MASSAS E RISOTOS



Fettuccine alla sardagna


 
"na volta de uma das viagens que fiz a Itália, ainda 

estava fresco em minha mente os sabores de Trento...

 o frescor do tomate 'in natura', o perfume do mignon

grelhado, associado a ervas, orégano e manjericão

trazem lembranças das minhas raízes e fazem desta

massa, uma das minhas preferidas"


     


Ingredientes:

       
400 Gramas de Filé Mignon (Cortado em Tiras)
Sal e Pimenta-do-Reino
1 Colher (Sopa) de Amido de Milho 
½ Xícara (Chá) de Leite
100 ml de Azeite de Oliva Extra Virgem
½ Cebola (Picada)
1 Dente de Alho (Amassado)
1 Kilo de Tomates Frescos (Sem Sementes, Cortado em Cubos)
150 Ml de Água
1 Pitada de Açúcar
Ervas da Toscana
Orégano
Folhas de Manjericão Fresco
Pimenta Calabresa
6 Azeitonas Pretas (Cortadas em Tiras Finas)
8 Cebolinhas (Tipo Aperitivo, Cortadas ao Meio)
500 Gramas de Fettuccine Italiano
Lascas de Pecorino
Tomate Cereja
Salsinha (Picada bem Fina)


Preparo do Molho:

Tempere o Filé Mignon com a Pimenta do Reino, reserve. Em uma panela, coloque metade do Azeite de Oliva e refogue a Cebola e o Alho, em seguida coloque os Tomates cortados em cubos, acrescente a Água e deixe em fogo baixo até apurar por mais ou menos 15 minutos. Não é necessário que os cubos de Tomate desapareçam totalmente, o molho ficará meio grosso, reserve.  Numa outra panela coloque o restante do Azeite de Oliva, deixa aquecer e coloque o Filé Mignon em cubos para grelhar, deixe até dourar, antes que sequem totalmente, junte o molho, uma pitada de Açúcar, a Pimenta Calabresa, as Ervas Finas, Orégano e o Amido de Milho misturado ao Leite, as Azeitonas e as Cebolinhas, ferva por mais 5 minutos, acerte o sal e desligue.




Preparo da Massa:
Coloque a Massa em Água Fervente abundante com uma pitada de Sal e um fio de Azeite de Oliva, deixe cozinhar até que fique ao dente, escorra.

Finalização:
Coloque a massa no centro de um prato raso grande, salpique a Salsinha  nas bordas do prato, coloque o molho em cima da massa, destaque as tiras de Filé Mignon, decore com Manjericão Fresco, Tomate Cereja com dois Cortes em Cruz, salpique Queijo Pecorino em Lascas sobre o Molho e Sirva.




Dica:
Para o contraste de cores, utilize louça branca. Acompanham esta massa, fatias de Pão Italiano e Vinho Rosso.

Substitua . . .
Ervas da Toscana por Ervas Finas, Pimenta Calabresa por uma Pimenta Comum, Lascas de Pecorino por Queijo Parmesão Ralado.





Risoto de Limão Siciliano


"suave de aroma intenso, o cítrico reage

ao queijo perfeitamente . . ."





Ingredientes:
       
02 Xícaras de Arroz Arbóreo
½ Cebola (Picada)
1 Dente de Alho (Amassado)
100 ml de Azeite de Oliva Extra Virgem
01 Caldo de Galinha
01 Cálice de Vinho Branco Seco
02 Limões Sicilianos
100 Gramas de Requeijão tipo Catupiry
Sal e Pimenta-do-Reino
01 Colher (Sopa) de Manteiga
Açafrão


Preparo:
Lave, e rale dois Limões Sicilianos, reserve as rapas e extraia o suco. Refogue a Cebola e o Alho no Azeite, coloque o Arroz, continue refogando. Com a panela bem quente, coloque o Vinho para que o álcool evapore. Coloque a Pimenta, o Caldo de Galinha e o Sal,  frite por um minuto, adicione o suco dos Limões e o quanto necessário for de água até que o Arroz Arbóreo cozinhe. Sempre que necessário adicione água quente para evitar que seque,  até que o Arroz Arbóreo esteja ao dente. Adicione as raspas de Limão, o Requeijão, a Manteiga, o Açafrão, acerte o sal e desligue.

Finalização:

Coloque o Risoto no centro de um prato raso grande, Queijo Parmesão sobre o Risoto, decore com 01 fatia de Limão Siciliano e uma Folha de Hortelã.



Risoto de Gorgonzola ao

Flambado de Pêra

"para quem aprecia o Gorgonzola, esta base

 de queijo tem sabor encorpado,

porém suavizado com o flambado de Pêra,

ressalta o peculiar perfume das especiarias . . ."


     
Ingredientes:
       
02 Xícaras de Arroz Arbóreo
½ Cebola (Picada)
1 Dente de Alho (Amassado)
100 ml de Azeite de Oliva Extra Virgem
200 Gramas de Queijo Gorgonzola
01 Caldo de Galinha
01 Cálice de Vinho Branco Seco
03 Pêras
01 Limão
200 Gramas de Creme de Leite
Sal e Pimenta-do-Reino
Queijo Parmesão Ralado
50 Gramas de Manteiga
Canela em Pó
Açafrão
½ Cálice de Conhaque



Preparo:

Lave, descasque e fatie as Pêras em lascas de meio centímetro, passe no suco de limão, escorra. Numa frigideira grande, coloque a Manteiga e as Pêras  escorridas, frite por 3 minutos, coloque uma pitada de Canela e Açafrão, flambe com o Conhaque, desligue e reserve. Amasse o Queijo Gorgonzola com um garfo, reserve. Refogue a Cebola e o Alho no Azeite, coloque o Arroz, a Pimenta, o Caldo de Galinha e o Sal (Utilize pouco Sal, porque o Gorgonzola e o Caldo de Galinha já são salgados), adicione água aos poucos e deixe que o Arroz Arbóreo cozinhe. Depois de 15 minutos de Fervura, acrescente o Queijo Gorgonzola amassado e o Vinho, continue cozinhando, sempre que necessário adicione água quente para evitar que seque,  até que o Arroz Arbóreo esteja ao dente. Adicione as Pêras, o Creme de Leite, acerte o sal e desligue.


Finalização:
Coloque o Risoto no centro de um prato raso grande, salpique Canela nas laterais, Queijo Parmesão sobre o Risoto, decore com fatias de Pêra e sirva.



Dica:
O Risoto originalmente deve ser servido úmido e pastoso, certifique que todos os convidados estejam á mesa, evitando assim que ele seque ou que o processo de cozimento deixe o Arroz Arbóreo além de 'ao dente'. Acompanha esta receita um vinho branco seco ou demi sec.

Substitua . . .
O Creme de Leite por um Queijo Gorgonzola excessivamente cremoso e mais suave.


Um comentário:

  1. Nossa, fiz o Macarrão e deu certo!! Que delícia!! Parabéns!! Meus convidados adoraram!!

    ResponderExcluir

Obrigado por participar . . .

UM HOMENAGEM MAIS QUE ESPECIAL . . .



Tento a cada dia evoluir . . . evoluir no respeito, na amizade, na educação, na sinceridade, na honestidade, no egoísmo, no conhecimento e até na sabedoria . . . é um longo e árduo caminho, mas é possível . . . é preciso uma base, um conteúdo e se torna mais fácil se durante o seu caminho, você tenha alguém que te chame de 'meu filho' . . . durante a sua jornada você caminha, você tropeça, você aprende, você evolui . . . claro que se torna mais fácil ainda se você tiver alguém que te ensine através do exemplo, alguém que mais do que falar . . . seja . . . e então já considerando um privilégio você chamar esse alguém de 'meu pai' . . . Meu pai . . . um exemplo . . . a quem eu dedico a minha vida . . . e espero que um dia Deus me permita ser uma sombra do que ele foi . . .

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'

' . . . podem tirar tudo demim, mas jamais conseguirão tirar o meu trabalho . . .'
OSORIO DEGASPARI

INESQUECÍVEL PRA MIM . . .

Alguns momentos na minha vida se tornaram inesquecíveis. . . momentos que foram diferenciais do cotidiano ou simplemente marcantes pela intensidade e pela forma que aconteceram . . . meditei muito sobre cada um deles e posso dizer que passei a ter controle disso . . . é como um - 'enter' naquele ponto com uma ordem ! - 'grave no HD' e esses arquivos eu os organizo e revivencio de uma forma ordenada . . . é a possibilidade de trazer de novo aquele momento, aquela experiência como se estivesse alí agora com aquelas pessoas, aquela visão, paladar, audição e olfato . . .
Sentimentos não se colocam em papel . . . se não era para mim agora o é . . . talvez aí a dificudade de explicá-los !
Uma coisa eu tenho certeza . . . fizeram toda a diferença e de uma certa forma reescrevem a minha vida !


CAPE OF GOOD HOPE

CAPE OF GOOD HOPE
O ponto mais sudoeste do Continente Africano, o encontro dos Oceanos Atlântico e Índico. A brisa que o mar sopra alí com tamanha força, é diferente de tudo ao qual eu já havia sentido.

MONT BLANC

MONT BLANC
Dos livros, das histórias para a realidade . . . muito marcante pra mim . . . pois foi o meu primeiro caminho de entrada para a Itália

DE VOLTA AS RAÍZES . . .

DE VOLTA AS RAÍZES . . .
Depois de anos, enfim descobrir o ponto exato das minhas origens . . . foi respirar o ar da própria casa . . . (Sardagna/Trento/Itália)

ADORO O FRIO, MAS . . .

ADORO O FRIO, MAS . . .
O frio de Washington-DC é pra valer . . . um frio de doer na pele, de não conseguir ficar, marcou para mim como o meu caminho de volta USA-BRASIL . . . era vir literalmente do frio para o calor ou de incertezas para a realidade . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .

MEU PRIMEIRO NATAL LONGE DE ´CASA´ . . .
É no sofrimento que mais se evoluí . . . a certeza que se pode mudar o futuro, ao intocável passado . . .