" Nesta parceria a Uva Thompson se une ao
Vinho do Porto, mas a massa permanece
estupidamente crocante . . . "
Ingredientes para a Massa:
120 Gramas de Manteiga sem Sal
01 Xícara (Chá) de Amêndoas Trituradas (Farinha)
03 Colheres (Sopa) de Açúcar
01 Xícara (Chá) de Farinha de Trigo
Ingredientes para o Creme Pâtissière:
01 Fava de Baunilha
30 Gramas de Amido de Milho
80 Gramas de Açúcar
400 Ml de Leite Integral
04 Gemas
35 Gramas de Manteiga
01 Cálice de Vinho do Porto
Preparo da Massa:
Em uma vasilha coloque a Farinha de Trigo, a Farinha de Amêndoas, o Açúcar e a Manteiga, trabalhe a massa com as pontas dos dedos, até obter uma massa homogênea. Divida em 10 partes iguais e cubra cada forma pequena de torta, ajeitando a massa de modo que fique fina e uniforme. Asse por 10 á 15 minutos em temperatura média ou até que ganhe cor e fique crocante.
Preparo do Creme Pâtissière:
Abra as Favas de Baunilha ao meio e raspe os grãos, reserve. Numa panela de fundo grosso, coloque a Maisena, metade do Açúcar e 350 Ml do Leite mexendo sem parar em fogo médio. Adicione os grãos das Favas de Baunilha e deixe ferver, mexendo sempre. Tire do fogo, reserve, mexendo de vez em quando para não formar película.
Numa tigela grande, bata as Gemas por 3 minutos em velocidade média com o restante do açúcar e regando com os 50 Ml de Leite restantes, sempre batendo, despeje esta mistura na panela, volte ao fogo e deixe cozinhar sem parar de mexer. Quando ferver retire do fogo, retire as favas de baunilha, despeje o creme numa tigela, mergulhe num recipiente com gelo e continue mexendo. Quando estiver morno (50⁰C), incorpore a manteiga, batendo por mais 5 minutos. Em seguida adicione o Vinho do Porto para aromatizar e mexa até incorporar totalmente.
Montagem e Finalização:
Coloque o Creme na massa da mini torta até nivelar com a borda, lave as uvas, segue em papel absorvente. Arrume as Uvas sobre o creme de forma ordenada. Polvilhe Glaçúcar sobre a Torta. Leve para gelar por 3 horas.
Dica:
Pode-se usar outros tipos de Uva, porém sem semente. Indico as Uvas Thompson porque normalmente são doces e tem um formato mais ovalado facilitando a ordenação sobre o creme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar . . .